Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Triste Separação


          São agora 01:05 da manhã e acabei de ver uma das cenas mais tristes de minha vida, uma criança sendo levada de casa supostamente para um abrigo, pois a mãe a deixou em casa sozinha e ela chorava a mais de 2 horas, pois só tem 2 anos de idade.
Não sei os motivos desta mãe por deixar esta criança sozinha, sendo que nada justifica, pois se configura abandono de incapaz, onde a criança não tem nenhuma ação de defesa, onde o que só pode fazer é chorar por ajuda e se não fossem os vizinhos a escutarem chorando, este problema não teria se encerrado hoje.
A mão foi levada para a delegacia onde prestará os esclarecimentos, mais uma vez não posso definir o que realmente aconteceu,  se caso ela deixou com alguém e esta pessoa não estava, ou algo parecido, mas o conselheiro presente disse que não é a primeira vez que isso acontece e que já deu esta criança para o pai que devolveu para a mãe.
Mas também faço uma grande reflexão neste episódio, pois se nosso sistema empregatício tivesse creche para que as mães pudessem trabalhar e deixar seus filhos, ou o poder público assim o fizesse, creio  que episódios como este não aconteceria.
Faltam  sim investimentos em escolas, creches para que mães solteiras possam estudar e trabalhar, pois abre-se uma incógnita neste episódio lamentável, se esta mãe não trabalhasse certamente ficaria com a filha, mas não teria o que comer, nem vestir, nem como pagar o aluguel, coisas para sua sobrevivência, mas se trabalha, não tem creche para que esta criança possa ficar para que a mãe trabalhe e estude.
Mas uma vez eu digo,  que nada justifica deixar uma criança sozinha em casa e diferentemente do que alguns possam pensar, não coloco a culpa apenas no governo municipal e sim em todas as esferas públicas e no ministério do trabalho e educação que ainda não enxergaram este problema social que se arrasta em nossa sociedade.
Faltam políticas públicas para este setor, faltam  investimentos e vontade política para uma área que não aparece como as praças e monumentos ou ruas asfaltadas sucessivamente, enquanto olharmos isso como uma coisa normal e jogarmos a culpa apenas no lado mais fraco, vamos continuar vendo cenas tão tristes como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário